segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

SEGUNDA, 23 DE DEZEMBRO DE 2013







IMBÉ PREPARADA

O jornalista Clovis Heberle está de volta ao Imbé - e nós voltamos a ser informados sobre tudo na bela praia.
"Ter mandei pequenos textos e fotos sobre a recuperação da beira-mar que a prefeitura começou.
Muito bom para o astral da cidade, que desde os tempos do João Carlos Wender, o primeiro prefeito, não recebia atenção alguma.
O contraponto: o Imbé não tem decoração natalina. O prefeito alegou falta de grana, mas acho que faltou vontade mesmo, porque os moradores poderiam comprar o material caso fossem convocados.
Em Torres a decoração é toda feita de garrafas  de refri. Custo baixíssimo, e ficou muito bonito".
--
O primeiro e-mail:
Imbé foi planejada para ser uma cidade-jardim. Concebida pelo engenheiro Ubatuba de Farias, aluno do Instituto de Urbanismo de Mondevidéu antes de se tornar professor da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs, o balneário leva em consideração a aeração e a insolação. Nada de espigões. Até 1988, era uma praia charmosa do município de Tramandaí, com seus chalés de madeira em ruas curvilíneas.
Depois da emancipação, em 1988, Imbé virou a praia da moda. Mas depois, uma sequência de prefeitos incompetentes e corruptos - alguns deles foram presos - o balneário deixou de ser charmoso. Veranistas e moradores já se perguntavam se não teria sido melhor continuar sendo distrito de Tramandaí ou de Osório.
Em 2013, o Imbé retomou a sua vocação: recém eleito, o prefeito declarou que sua primeira missão seria fazer uma faxina na cidade. Capinar as ruas, tirar o lixo. No final deste ano, avenidas estão sendo reasfaltadas, e a beira-mar está ganhando uma nova cara. Imbé volta a ser a cidade-jardim.


--
O outro:
As obras de recuperação da beira-mar foram interrompidas para não atrapalhar os veranistas, e serão retomadas em março. A última etapa do cronograma prevê a revitalização da beira do rio/canal Tramandaí, conhecida como Guia Corrente. Mas uma pintura nos bancos e lixeiras já deu um ar de capricho ao local. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário