sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

SEXTA, 20 DE DEZEMBRO DE 2013






VERÃO NUMA BOA

A terceira edição do programa Verão numa Boa inicia oficialmente suas atividades no sábado, dia 21, às 10h30min, quando o governador Tarso Fernando estará em Imbé, Litoral Norte do Estado, realizando a abertura da temporada 2013/14. As atividades do programa devem acontecer até o dia 9 de março, quando as Casas de Governo de Capão da Canoa, Praia do Cassino - Litoral Sul, e da Free Way encerram suas atividades.
"Através do programa Verão Numa Boa, o Governo do Estado entregará um portfólio de serviços e atrações que farão a diferença no veraneio dos gaúchos e gaúchas, e dos turistas que para cá afluem. A cada ano temos tido o sucesso em ampliar ações marcantes em inclusão, lazer, segurança, saúde e cultura, além da promoção de nossas belezas. Certamente teremos uma temporada inesquecível", diz o coordenador do programa, Rodrigo Oliveira.
--
As Casas de Governo além dos serviços do Tudo Fácil e Instituto Geral de Perícias (IGP) contarão com feiras de artesanato, Sine Móvel e a confecção de carteiras de trabalho. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e as secretarias de Estado das Mulheres, Meio Ambiente, Fazenda, Justiça e Direitos Humanos, Desenvolvimento Rural, Agricultura e Pesca, Infraestrutura e Trabalho, também realizarão trabalhos transversais junto a Secretaria de Turismo para divulgação de roteiros, programas e ações intensivas do Governo durante o período de verão.
--
A Defesa Civil dobrou o número de praias. Ao todo 16 irão receber o projeto Defesa Civil na Comunidade. Crianças, jovens e adultos durante duas semanas realizam atividades educativas e lúdicas de preservação e consciência ao meio ambiente, e principalmente como agir em caso de algum evento adverso.
Na área da saúde, o IPE irá distribuir material de Guia Médico, que também estará disponível no site do programa; além disso, será ampliada a linha AVC Leitos no Litoral, atendimento pré-hospitalar e avançado, e entre o Litoral Norte e Sul, mais oito ambulâncias estarão realizando atendimento nas principais estradas do Estado.
No site do Verão numa Boa estará disponível o endereço das Escolas Abertas, que realizam durante o período de veraneio atividades esportivas e educativas em diversas regiões do Estado. A Corag também deve estar presente nas praias a partir de um espaço de leitura disponibilizado junto aos telecentros.
--
Durante quatro meses os serviços do Estado na praia serão ampliados. Além das cadeiras de rodas anfíbias e bicicletas para deficientes visuais, este ano a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) irá proporcionar também as pessoas cegas ou com pouca visão a possibilidade de praticar surf.
O número de telecentros também será ampliado, para esta temporada 20 praias contam com o serviço de Inclusão Digital oferecido pela Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) e Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador. Além da ampliação dos Telecentros, centros de descarte de materiais tecnológicos também estarão espalhados pelas praias gaúchas.
--
O www.veraonumaboa.rs.gov.br continua concentrando todas as informações de Governo, como o relatório de balneabilidade das praias. A TVE estará presente na praia com noticiários e programas de entretenimento ao vivo direto do estúdio de Capão da Canoa. O novo selo apresenta cada ação do Governo na promoção da qualidade de vida no verão. O selo também revela diferentes símbolos que contemplam todo o universo do verão e o trabalho do Estado para proporcionar o bem-estar a todos.

-----

ARROIO DO SAL: NOITE VIRA DIA





A partir do anoitecer de hoje, o passeio pela orla marítima e no calçadão da beira-mar central de Arroio do Sal será sob intensa iluminação.
A Prefeitura de Arroio do Sal, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Desenvolvimento, instalou 22 novas luminárias, suportes e lâmpadas de 250w ao longo das dunas, desde as imediações do Residencial Niágara até a ponte do arroio.
As melhorias serão realizadas também no calçadão da Rua Boa Vista com a instalação de outras seis luminárias.
Segundo o secretário Maicon Bauer, para promover a obra o município investiu cerca de R$ 5 mil. O serviço foi executado com os dois caminhões do município com cesto elevatório, oportunizando mais agilidade no término do trabalho.
A Praça do Mar ainda receberá outras 8 luminárias, 30 bancos, 30 equipamentos para ginástica, na academia ao ar livre e uma câmera de videomonitoramento que estará ligada com o posto da Brigada Militar.(Marcos Lewis)

-----

OPERAÇÃO GOLFINHO

A Brigada Militar lança neste sábado, dia 21, a Operação Golfinho 2013/2014, inserida no programa numa Boa, do Governo do Estado. A solenidade acontecerá às 10h30min, em Imbé, na Praça do Daer, na avenida Beira Mar.
A Operação Golfinho é mais tradicional da BM e a maior articulação de segurança de todo o Brasil concentrada na costa marítima de um Estado. Em sua 44ª edição, será realizada até 09 de março, novamente mobilizando efetivo, equipamentos e materiais para atender as demandas geradas pelo aumento da população na região litorânea e em balneários de águas internas, no interior do Estado, no período de veraneio.
--
As ações abrangem 89 balneários, em cidades do Litoral Norte e Litoral Sul, e em
municípios com águas internas, totalizando 489 km de área. O efetivo total da BM será de 2.385 policiais militares, sendo 1.145 para o policiamento ostensivo e 1.240 para atividades de salva-vidas.
Os salva-vidas estarão distribuídos em 333 guaritas: 228 no Litoral Norte, 29 no Litoral Sul e 76 em águas internas. Também serão feitos policiamento rodoviário, ambiental e fazendário, além do uso de aeronaves da Corporação para ações de polícia ostensiva e para auxílio em salvamentos, resgates e buscas.
--
A sede administrativa da Operação Golfinho, coordenada pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito Mello, localiza-se em Tramandaí, na antiga Colônia de Férias dos Oficiais da BM (rua Ubatuba de Farias, 469).
O Núcleo de Projetos Sociais da Seção de Comunicação Social da BM desenvolverá, ao longo de todo o período e em quase todos os balneários, os programas institucionais Salva-vidas Mirim, que orienta crianças de 7 a 11 anos sobre os cuidados necessários para um banho de mar seguro, entre outros temas; Salva-vidas Master, instruindo os adultos e aproveitando a sua experiência para torná-los multiplicadores de conhecimentos sobre condutas seguras nas águas; e o Patrulheiro Ambiental Mirim, que passa informações para crianças e adolescentes, por meio de atividades lúdicas, para práticas saudáveis com o meio ambiente. Também é realizado o programa Patrulha do Mar, em parceria com o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceacria) de Capão da Canoa, destinado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade desse município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário