terça-feira, 6 de agosto de 2013

TERÇA, 6 DE AGOSTO DE 2013






AVENIDA DO LITORAL:
VAI DEIXAR DE SER SONHO?

Desde 2007 o projeto está pronto


A Avenida do Litoral foi tema de discussão de prefeitos do Litoral em reunião-almoço realizada na sexta passada em Torres. O encontro foi promovido pela prefeita Nílvia Pereira, preocupada em contemplar Torres e outros município do Litoral com a obra que em seu traçado original já beneficia Osório, Capão da Canoa, Xangri-Lá e Arroio do Sal.
Além dos prefeitos da região, a reunião contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Gerri Machado, que disse ter grande possibilidade desta reivindicação ser atendida. Após a reunião, a prefeita Nílvia e o secretário municipal de Planejamento, Denilson Boff Pinto, já começaram a estudar uma adequação de Torres ao traçado da Avenida do Litoral.
O assessor do secretário estadual de Planejamento, João Motta, informou que a Avenida do Litoral foi definida pela consulta popular em 2002, começando em Osório até o início de Arroio do Sal. De acordo com Gerri Machado, este projeto de engenharia foi aprovado tecnicamente pelo governo estadual e federal.
Devido a reivindicação dos demais municípios para também serem contemplados com esta estrada, é que o governo estadual atendeu a solicitação da prefeitura de Torres para debater o assunto. Conforme Gerri, os municípios serão contemplados através do PAC Mobilidade ou do Turismo.
Todos os prefeitos foram convidados, mas puderam comparecer os prefeitos de Arroio do Sal, e também presidente da Amlinorte, Luciano Pinto da Silva; de Capão da Canoa, Valdomiro de Matos Novaski; de Dom Pedro de Alcântara, Márcio Dimer Biasi; de Mampituba, Pedro Juarez da Silva; de Três Cachoeiras, Nestor Behenck Sebastião, Tramandaí, Edegar Rapach e Xangri-Lá. Cilon Rodrigues Silveira. Também participaram da reunião o vice-prefeito Ildefonso Brocca, o presidente da Câmara, Antonio Machado (PT); e os vereadores Ernando Elias (PP) e Jeferson (PTB).
Em suas manifestações, os prefeitos afirmaram empenhar-se na inclusão deste grande projeto que trará progresso para diferentes segmentos do município, principalmente ao turismo. Destacaram que a estrada também proporcionará desenvolvimento ao aeroporto de Torres.
A Avenida do Litoral deve solucionar dificuldades geradas pela BR 101 e Estrada do Mar. Gerri Machado colocou a Metroplan à disposição dos prefeitos na elaboração dos projetos. Conforme a prefeita Nílvia, a Avenida do Litoral é uma importante alternativa para o desenvolvimento e integração do Litoral.
--
Notícia publicada no site da Secretaria de Obras Públicas do RS, em 5 de janeiro de 2012:

Aprovados recursos para a Avenida do Litoral

Foi aprovada em Brasília uma emenda de R$ 20,5 milhões para a execução de parte da Avenida do Litoral, antiga Avenida Paraguassu. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP).
O objetivo é estabelecer uma ligação contínua, confortável e segura entre as cidades da Aglomeração Urbana do Litoral. “Essa iniciativa além de integrar os municípios, proporcionará circulação qualificada de transporte coletivo e de cargas e estimulará o turismo na região”, afirma Busato.
O projeto completo é dividido em 10 lotes, um total de 146 quilômetros, e visa atender os municípios de Torres até Palmares do Sul. Estão previstos a implantação de ciclovias. Nesse primeiro momento serão priorizados quatro lotes que já possuem projetos executivos concluídos. Deverá ser realizada a recuperação de 38,8 km compreendidos entre Atlântida Sul e Terra de Areia.
Leia mais em: www.sop.rs.gov.br

-----

"MAIS MÉDICOS" NO LITORAL

Arroio do Sal, Capão da Canoa, Cidreira e Torres foram considerados como municípios prioritários e receberão médicos do Programa Mais Médicos. Na primeira fase, divulgada no final da semana passada, foram contemplados 35 dos 346 municípios gaúchos que se inscreveram no programa do Governo Federal.
Os médicos selecionados para o programa, no primeiro momento, são os que têm registro no Brasil. Os critérios de seleção foram a ordem de inscrição, a proximidade com o estado de origem e a necessidade do município. O programa selecionou no Brasil um total de 1.753 médicos, e destes, 107 foram destacados para o RS na fase inicial. O Estado tem 1.323 médicos cadastrados.
Das 58 cidades classificadas como prioritárias pelo Ministério da Saúde, 30 ainda terão de esperar pelos médicos.
No país, 3.511 prefeituras (63% dos municípios) e 18.450 profissionais se inscreveram para participar do primeiro ciclo de contratações, mas apenas 4.657 médicos concluíram o cadastro. Destes, 3.891 possuem registro profissional válido no Brasil e 766 têm diplomas do Exterior. Apesar da possibilidade de correção de inconsistências e apresentação de documentos, 7.278 médicos mantêm registros do Conselho Regional de Medicina (CRM) inválidos.
Até o dia 15 de agosto os médicos com registro no Brasil, inscritos no programa mas com documentação pendente, poderão ser chamados. Caso as vagas não sejam preenchidas, médicos estrangeiros poderão ser chamados.

-----

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Acontece no próximo dia 28, no Balneário Pinhal, o  FÓRUM DO LITORAL NORTE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, atividade que congregará todos os municípios do Litoral Norte gaúcho, que tiverem interesse em difundir, conhecer e diversificar a atuação na área da Economia Solidária. Todas atividades estarão sendo proporcionadas com o Governo do Estado, Prefeituras da região, através de um intercambio de atividades e ações.
A iniciativa é da Cordenadoria da Mulher de Balneário Pinhal, assim como as atividades inseridas na area da Assistência Social, e com as parcerias de trabalho da Secretaria Municipal de Governança e Secretaria Municipal do Turismo.

2 comentários:

  1. Gostaria que a prefeitura de Torres tratasse de arrumar as ruas da cidade ( esburacadas ) a ficar sonhando com projetos desse tipo.
    Acorda prefeita !

    ResponderExcluir
  2. Avenida do Litoral foi ideia de Alceu Moreira, excelente ideia e hoje INVIABILIZADA por que por oito anos Xangri-Lá teve um inútil por prefeito e que “aconselhado” por um gênio do MP, na ausência de definição de “loteamentos fechados” na legislação federal foi criada uma leizinha sem vergonha instituindo CONDOMINIOS FECHADOS pela qual todo o empreendedor deveria entregar à Prefeitura 15% do valor da área a ser loteada. Com este dinheiro a folha foi inchada e uma frota de carros, todos de luxo, foram comprados. Assim a área onde deveria passar essa obra hoje está toda cercada por altos muros. O caminho seria desapropriações que custariam valores absurdos em razão das luxuosas casas neles existentes.
    Esse é um claro exemplo do que faz o MP em nosso litoral. Muitas confusões e muito pouco de suas reais e verdadeiras obrigações.
    Como o MP faz o que quer e não presta satisfação a ninguém senão a ele próprio hoje é um tormento à sociedade, infelizmente.

    ResponderExcluir