quinta-feira, 10 de outubro de 2013

QUINTA, 10 DE OUTUBRO DE 2013






ATENÇÃO AO TURISTA

Para garantir a utilização dos serviços e uso de internet durante o veraneio, a secretária do Turismo, Abgail Pereira, e a coordenadora do Gabinete de Inclusão Digital do Governo do Estado, Vera Spolidoro, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (09), no Palácio Piratini. A ação transversal entre as pastas é para que os Centros de Atenção ao Turista (CATs) localizados no Rio Grande do Sul sejam equipados com máquinas (telecentros) e sinal de internet grátis aos turistas.
De acordo com Abgail, os CATs funcionam como estratégia de gestão do Estado, que aposta na perspectiva da criação das condições de atendimento e não apenas na prestação de informações. "Na nossa concepção, o Centro de Atenção ao Turista tem de informar a quem chega, mas também ajudar a promover o Rio Grande do Sul de forma efetiva. Os turistas precisam ter todas as informações por meio de um serviço qualificado e bem equipado", salientou.
--
Durante o encontro, Vera colocou o Gabinete Digital à disposição da Setur/RS para futuras parcerias. "Com relação aos CATs podemos ajudar na disponibilização de computadores para melhor atender aos visitantes e turistas e a quem quiser informações sobre o Estado", afirmou.
A Setur/RS aposta no protagonismo dos CATs no Rio Grande do Sul, sendo que a região de fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai ganhará nove Centros de Atenção ao Turista até junho de 2014, além de dois na Capital (Aeroporto e Rodoviária). A Setur captou recursos de R$ 4 milhões junto ao Ministério do Turismo e ofereceu R$ 872 mil em contrapartida.

-----

FEIRA DO LIVRO



Os jardins e a vegetação da Praça da Emancipação fazem parte da estrutura da Feira do Livro de Arroio do Sal com a criação de novos espaços destinados à participação da comunidade e estudantes nas atividades e projetos da programação, além do palco principal e do palco SAAS.
Na praça central de Arroio do Sal a falsa seringueira foi transformada na “Árvore das Letras” onde acontecem as contações de histórias. Este espaço recebe grupos de contadores de histórias da UFRGS, dos projetos Conte Mais POA, Conte Mais Torres e oficinas de livros artesanais. Ou quem sabe uma massagem relaxante sob a grande árvore literária.
--
Outro local criado para atender o imenso universo de alunos das escolas da rede básica de ensino do município é o “Navio Mágico”. Além de palco para a promoção das historinhas contadas, também recebe oficinas de poesia, música, lúdica e pEdagógicas, destacando as participações da Academia de Escritores do Litoral Norte (AELN), do Instituto Musical e Cultura Paulo Ferreira e da Luvanilda.
A Feira do Livro de Arroio do Sal oferece nesta edição o Observatório Educativo Itinerante (OEI), uma unidade móvel, que leva a Astronomia ao alcance da comunidade escolar e agora a toda comunidade que visita o evento, disponibilizando recursos como exposição de imagens e cursos teóricos sobre o sistema solar, estrelas, além de prática de observação com telescópio e binóculos.
O projeto do OEI foi idealizado no Observatório Astronômico da UFRGS desenvolvido pelo Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade federal.
--
No passeio pela feira na praça ainda têm as barracas de livreiros, a diversidade do artesanato da Casa do Artesão de Arroio do Sal, um espaço gastronômico, apresentações de danças tradicionalista e moderna, shows musicais, teatro, sarau poético, diversas oficinas, entre outras atividades culturais.
O Senac-Torres participa com equipes em palestras profissionais ,motivacionais e serviços gratuitos de manicure. (Marcos Lewis)

-----

URBIM É O PATRONO



Os alunos da escolas municipais do ensino fundamental , entre elas os 4º e 5º anos da Aracy Gomes Valim, 5º  ano da Professor  Raimundo Fernandes de Oliveira,  5º ano da Santos Salvador de Melo  e diversas turmas da Escola Governador Leonel Brizola, foram os primeiros estudantes a recepcionarem o Patrono da 6ª Feira do Livro de Arroio do Sal, Carlos Urbim, que abriu as atividades na manhã de ontem, na Praça da Emancipação.
Carlos Urbim subiu ao palco principal da Feira, após a apresentação da peça teatral “A Traça Biblió e o Poeta”, de sua autoria, que retrata no universo lúdico passagens da infância, da criança na família e na escola, onde a traça Biblió, protagonizada por Dinorah Araújo, que também assina a direção artística e de produção, brinca com os versos de Urbim e estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.
--
O Prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto acompanhou as atividades do início da Feira do Livro e recepcionou o patrono Urbim destacando que o evento tem um foco claro.
“Este evento está direcionado para as nossas crianças e estudantes de Arroio do Sal que tem a possibilidade de participar de um evento importantíssimo no seu desenvolvimento cultural despertando o gosto pela leitura”, destaca o prefeito.
A Feira do Livro acontece de quarta a sábado , até as 21 horas diariamente, com extensa programação em diversos espaços na Praça da Emancipação e na SAAS. (Marcos Lewis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário