segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SEGUNDA, 28 DE OUTUBRO DE 2013







O SÓTÃO DO RUY GESSINGER

De sábado, no http://ruygessinger.blogspot.com.br/

Minha filhota Milène, que é Juíza em Tramandaí, mas é minha vizinha de casa em X. La, andou esquiando com seu marido nos Andes. De lá me trouxe  um dicionário da língua Mapuche ( ainda falada na Argentina e no Chile). É o Diccionario Mapudungun - Español.
Espero que não lhes pareça imodéstia, mas tenho gosto especial por línguas. A primeira que aprendi foi alemão, até os 5 anos. depois fui ao colégio em Santa Cruz, onde aprendi o português. depois, tive 5 anos de francês, 7 de latim, 7 de inglês, um de grego clássico, um de italiano. Em alemão frequentei o Goethe Institut depois de adulto.
Também me interessei por outras línguas, como o holandês, o guarany e o tupy.
Aqui na praia reservei o sótão, muito lindo e organizado, com  duas grande áreas externas, para ser minha biblioteca.
E hoje, nesse lindo dia chuvoso, me comprazo em dar uma bela olhada nessa língua interessante e quase perdida dos Mapuches.
Desejo a todos vocês muita alegria nesses belos dias de chuva .




-----

TEMPO

Escreve o jornalista Clovis Heberle:

O meteorologista predileto dos gaúchos massacra a língua portuguesa com a mesma naturalidade com que faz previsões furadas.
 Hoje ele criou mais uma expressão inédita: "temperatura modesta", supostamente para dizer que hoje não vai esquentar muito.
Daqui a pouco ele anuncia uma chuvinha exibida, um vento grotesco ou algo assim.
Ainda bem que a previsão dele para o feriado de sábado é de chuva. Bom sinal, galera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário