quarta-feira, 25 de setembro de 2013

QUARTA, 25 DE SETEMBRO DE 2013







SEMANA DA ÁGUA

A Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana, promove de 5 a 12 de outubro a VIII Semana Municipal da Água de Osório. O objetivo é a conscientização sobre a necessidade de cuidados com o meio ambiente e a água durante exposição, palestras e limpeza simbólica das lagoas do Marcelino e Peixoto.
Os passeios educativos de Barco, mediante agendamento na secretaria do meio ambiente, é uma das atrações que deve mobilizar a comunidade. Com saída na Prainha da Lagoa do Peixoto, ocorre no período da manhã e tarde.
Outra atividade oferecida é o passeio ciclístico, previsto para a tarde de sexta, dia 11, com saída da Lagoa do Marcelino e chegada na Lagoa do Peixoto. Informações pelo (51) 3663-1947.
--
Programação:
Passeios educativos de Barco mediante agendamento na secretaria do meio ambiente.
Data: 05 a 12 de outubro.
Hora: 8h às 11h e 30min e das 13h e 30min às 17h.
Local: Prainha da Lagoa do Peixoto / Osório.
Público alvo: escolas e comunidade em geral.
Promoção: Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

Atividade: Exposição Interativa e Inclusiva sobre Anfíbios da área urbana de Porto Alegre.
Data: 30 de setembro a 18 de outubro.
Local: Biblioteca Pública Municipal.
Promoção: Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.
Apoio: Fundação Zoobotânica do RS.

Atividade: Palestra: A Água Tratada Garantia de Saúde.
Data: 8/10/2013.
Hora: 9h e 14h.
Local: Escola MirkoLaufer.
Público-alvo: estudantes e comunidade.
Promoção: Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.
Apoio: Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária.

Atividade: Palestra: A Água Tratada Garantia de Saúde.
Data: 9/10/2013.
Hora: 9h e 30min.
Local: Escola João Enet.
Público-alvo: estudantes e comunidade.
Promoção: Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.
Apoio: Secretaria de Saúde/Vigilância Sanitária.

Atividade: Limpeza simbólica das Lagoas Marcelino e Peixoto.
Data: 10/10/2013.
Hora: 13h e 30min.
Local: Prainha da Lagoa do Peixoto.
Público-alvo: pescadores.
Promoção: EMATER.
Apoio: Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

Atividade: Passeio Ciclístico.
Data: 11/10/2013.
Hora: 14h.
Local de saída: Lagoa do Marcelino.
Local de chegada: Lagoa do Peixoto.
Público alvo: escolas e comunidade em geral.

-----

FACULDADE DE MEDICINA NO LN

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte e prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva,reuniu-se com o diretor da Faculdade Cenecista de Osório (Facos), o professor Dr. Adelar Hengemuhle, e um dos coordenadores de curso, Marcelo Terra Reis. Na pauta do encontro a implantação do curso de Medicina no Campus da FACOS, na região..
Luciano articula, com o apoio do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, uma parceria com o Hospital Mãe de Deus. O próprio diretor da Faculdade de Osório observa que o hospital prestaria os serviços para a residência aos estudantes do curso.
Conforme a política estadual de repasse de recursos para saúde, o Litoral Norte vem recebendo grandes volumes de investimentos para as especializações da área.
--
O prefeito e presidente da Amlinorte destaca a importância do desempenho da Faculdade Cenecista de Osório na formação da comunidade que integra os municípios do Litoral Norte e demais cidades próximas da região e ressalta que a instituição de ensino superior pode ter um papel estratégico para resolver a carência de médicos na região.
A FACOS já oferta cursos na área da saúde como Enfermagem e Técnico de enfermagem, entre outros.
--
Luciano Pinto tem como prioridade na sua gestão promover soluções em áreas como a da saúde e suprir a falta de médicos que tem atingido os municípios do Litoral Norte.
“O potencial da região mostra que o Litoral Norte tem condições de receber um curso deste porte, que vai lá adiante ajudar nas necessidades dos municípios”, afirma o prefeito.
O diretor Adelar Hengemuhle informa que a proposta tem que ser apreciada junto ao MEC e a união de esforços e entidades como a Amlinorte impulsionaria o projeto. (Marcos Lewis) 

-----

BOA AVALIAÇÃO DA CORSAN

A Corsan comemora o resultado da pesquisa que avaliou os serviços prestados pela empresa: 87% dos clientes estão satisfeitos ou muito satisfeitos, com notas acima de 7, em uma escala de 1 a 10. A avaliação alcançou uma média geral bastante positiva, de 7,89. O trabalho foi apresentado na última terça.
Desenvolvida pela empresa Studio, contratada mediante processo licitatório, a pesquisa foi realizada de abril a agosto deste ano, em 64 municípios de todas as regiões do Estado, abrangendo um universo de 23.910 entrevistados. De acordo com o secretário de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, a Corsan vive um momento bastante singular.
--
"Até 2011, a empresa foi alvo de um duro ataque privatista, que queria passar a ideia de que a prestadora de serviço público estava ultrapassada. Desde então, um intenso trabalho foi feito para reorganizar sua relação com a sociedade gaúcha", diz o secretário. Frison explica que as diretrizes que nortearam este trabalho foram o relacionamento com as prefeituras, a captação de recursos e o investimento pesado em esgotamento sanitário.
--

O presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, também destaca o trabalho realizado desde 2011. "A Corsan superou um cenário de contestação, e hoje é reconhecida pelos seus usuários pela qualidade dos serviços prestados", salienta. Para Tarcísio, os resultados valorizam o saneamento público e são decorrência do trabalho do conjunto dos servidores da companhia. Segundo ele, o futuro deve ser ainda mais promissor, considerando os mais de R$ 4 bilhões já garantidos para investimentos até 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário