sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SEXTA, 13 DE SETEMBRO DE 2013





O ASTRO FORA!!

O jornalista Clovis Heberle:
O barco foi retirado da praia ontem com o auxílio de um reboque que foi trazido de Torres.
Olhem onde o barco estava:


-----

FEIRA DO LIVRO DE TORRES

O lançamento da 13° Feira do Livro de Torres foi ontem no Centro Municipal de Cultura. Foi apresentada a programação, que terá o escritor Pedro Bandeira como patrono, e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Almonita Gedeon, como anfitriã. O evento será realizado entre os dias 10 e 17 de novembro, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha.
Segundo Alexandre Porcatt, coordenador geral da comissão organizadora, a expectativa para a Feira está muito grande, pois espera-se superar a venda dos 13 mil livros do último ano. "Serão oito dias de intensa programação. Com artistas renomados nacionalmente, não só da literatura, mas também da música e das artes.” O evento marcará a abertura da temporada de verão e ganhará proporções maiores esse ano, ocupando dois mil metros da praça.
A Feira, que é o maior evento cultural da região, terá como tema a frase: ’’Literatura por toda parte’’. Para Dárcia Laurete dos Santos, proprietária da livraria Super Livros e membro da comissão, essa atividade anual é um marco na história da cidade. ’’Mesmo não sendo professora, posso ver a grande mudança em relação à cultura e a literatura que a Feira proporcionou a Torres. ’’
--
A Prefeita Nílvia, juntamente com a Secretária da Educação, Mariza Carlos, prestou uma homenagem às professoras Clomar Pereira, da Escola Mampituba, e Rosmeri Kunkel, da escola Marcílio Dias, pela relevância das diretoras no incentivo à literatura nas escolas e comunidade torrense. Em seu discurso, a Prefeita destacou a importância dos livros na formação dos cidadãos. ’’Espero que a literatura saia das escolas e chegue à sociedade, através das paradas de ônibus, bibliotecas e cafés culturais. Os livros trazem sonhos, esperança e transformações’’.
--
Novidades na Feira do Livro 
Entre os dias 23 e 27 de setembro, será realizado o Circuito Literário, novidade proposta esse ano para viabilizar o contato dos autores com as escolas do interior. No total serão oito escolas visitadas pelos escritores: Gilmar Caio, Sérgio Napp, Gláucia de Souza e Helô Bacichette.
Durante o lançamento também foi apresentada a mascote oficial da feira, escolhida em um concurso promovido entre as escolas estaduais e municipais. O vencedor foi o livro criado por Luan Roberto Neves, aluno da escola Santa Rita.
Outra novidade divulgada foi a Vitrine Literária, exposição que será constituída por trabalhos feitos por estudantes, baseados nas obras dos autores presentes na Feira. O material será exposto nas vitrines do comércio da cidade a partir de outubro.
A 13ª Feira é uma realização do SESC, em parceria com a Prefeitura de Torres, ULBRA, Super Livros e Senac. (Rafaela Cardoso)

-----

CARROCEIRO CIDADÃO EM PINHAL

Está sendo distribuído por todo o Balneário Pinhal, o folder do PROJETO CARROCEIRO CIDADÃO, versão 2013, que reúne  todos os endereços, telefones, contatos de todos os agentes que trabalham com carroça e fazem este serviço auxiliar na destinação dos resíduos sólidos.
A iniciativ,a que envolve diferentes secretarias municipais, faz parte  da retomada anual dos trabalhos já realizados anteriormente neste segmento, e que agora na versão 2013, mudadas as condições de trabalho, e com novos cadastros e novos participantes, está sendo publicizada a lista de participantes e seus respectivos telefones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário